Site novo no ar!
Databoff apresenta novo site!
A gestão do posto de combustível exige que, como empresário, você desenvolva determinadas habilidades como, por exemplo, trabalhar com funcionários e clientes, ter conhecimentos administrativos suficientes e saber lidar com finanças.
Além disso é necessário ter disponibilidade de horários, uma vez que os postos de combustíveis não seguem o horário comercial normal, funcionando, muitas vezes, 24 horas por dia e todos os dias da semana.
Para a gestão do posto de combustível, portanto, é preciso saber a diferença entre administração e gestão. Não devemos considerar que os conceitos sejam os mesmos, já que cada coisa exige um conhecimento diferenciado.
Quando falamos em administração, estamos falando de gerenciar determinado bem ou patrimônio, ou seja, é processo que exige planejamento para organização, direção e controle de todos os setores da empresa e, portanto, é uma atividade mais definida.
A gestão do posto de combustível deve ser vista por outro ângulo, já que se trata de um novo conceito de administração, indo além das atividades de planejamento, organização e coordenação, incorporando novos ângulos de visão e, nesse caso, é necessário ter uma visão estratégica para, dessa forma, não a tornar centralizada apenas na administração.
Qualquer empreendimento que tenha como objetivo oferecer melhor lucratividade deve utilizar as boas práticas de gestão, uma vez que elas são essenciais para que o negócio possa progredir de forma sustentável e com a qualidade exigida pelos clientes e consumidores.
A seguir, você vai conhecer as novas tendências para inovar na gestão do posto de combustível. Com sua aplicação, certamente você terá maior sucesso em seu empreendimento:
Em razão da concorrência acirrada e da rapidez como as coisas acontecem, um posto de combustível também precisa oferecer novos benefícios para sua cliente, tanto em produtos quanto em serviços, mantendo-se atrativo.
Assim, é preciso inovar, entender quem é o público-alvo e estabelecer estratégias para chegar a esse público. O melhor meio é estipular metas que possam ser mensuradas periodicamente.
Elaborando o planejamento, é possível começar a melhor entender o público-alvo, como ele pensa e oferecer algo novo, que gere valores para os clientes. Além disso, é importante manter as estratégias de marketing para divulgar essas movidas, gerando maior destaque e reconhecimento.
A gestão do seu posto de combustível vai exigir atenção redobrada ao meio ambiente, como determina a legislação. O estabelecimento deve apresentar procedimentos que minimizem problemas relacionados com a poluição e com o possível vazamento de combustíveis.
Para a gestão ambiental, é necessário colocar em prática a avaliação de riscos, ou seja, é preciso avaliar periodicamente as bombas e válvulas, implantando um plano de contenção se houver algum problema de maiores proporções. Ao pensar nas medidas de segurança, será possível impedir que acidentes ocorram com frequência.
Uma das principais razões para que um cliente retorne a um posto de combustível é o atendimento. Portanto, na gestão de seu posto de combustível não é possível esquecer essa questão, mesmo porque, atualmente, os postos também oferecem diversos tipos de produtos, como lubrificantes, limpadores e produtos de limpeza, além de uma série de serviços.
A equipe de pessoal deve ser bem treinada para oferecer a melhor imagem para o empreendimento, buscando fidelizar os clientes, fazendo com que o posto se torne um ambiente de confiança para a clientela. Para conseguir esse objetivo, uma das melhores formas é estabelecer uma política de comissionamento, premiando os funcionários que se destacam.
Na gestão de seu posto de combustíveis não se pode esquecer da segurança! Principalmente quando o estabelecimento funciona 24 horas por dia. Os postos de combustíveis são um dos principais alvos da criminalidade e, assim, é preciso implantar um sistema seguro, com o uso de câmeras, alarmes e demais medidas que possam proteger os funcionários, os clientes e o próprio estabelecimento.
As lojas de conveniência já fazem parte dos postos de combustíveis e é necessário dar atenção a todos os detalhes para que ela possa oferecer bons resultados. O local deve ser bastante atrativo e oferecer produtos que atendam às necessidades dos clientes.
Na gestão de seu posto de combustível é preciso dar atenção ao layout da loja de conveniência. Isso significa planejar as gôndolas de forma correta e organizar a loja para a exposição dos produtos. Quando isso é feito da forma correta, os clientes têm mais vontade de comprar.
Para melhor atrair os clientes, também é interessante oferecer descontos e promoções.
A implantação de um programa de fidelidade fideliza o cliente, garantindo a preferência pelo seu posto de combustível. As maiores redes de postos de combustíveis utilizam essa estratégia, atraindo a atenção do seu público! Isso garante maior presença de clientes, o que oferece maior lucratividade para o estabelecimento.
Mesmo para um posto de combustíveis de pequeno porte, é possível implantar um programa de fidelidade que ofereça prêmios que atendam as necessidades dos clientes. como, por exemplo, lavagens e lubrificação gratuitas ou com desconto.
Para implantar um plano de fidelidade, é preciso conhecer e identificar as preferências do público-alvo. A partir daí, implantar alternativas para que o cliente sempre se lembre do estabelecimento quando tiver necessidade de abastecer.
Não podemos afirmar que todos os veículos movidos a combustíveis um dia serão substituídos pelos carros elétricos. Contudo, a tendência de se utilizar a energia elétrica vem se acentuando nos últimos anos.
Oferecer novas alternativas, como completar a carga de um carro elétrico, não é um método difícil. Isso pode ser implantado para melhorar a gestão de seu posto de combustível.
Além de oferecer os combustíveis tradicionais, como gasolina, diesel e gás natural veicular, você pode implantar essa nova tecnologia. Se você não tiver medo de inovar, essa é uma tendência que vai gerar excelentes resultados no futuro.
A gestão do posto de combustível pode melhorar sensivelmente se você acreditar nas novas tendências e, além disso, sua própria equipe e seus clientes logo irão perceber a diferença e, assim, você poderá manter a sustentabilidade de seu estabelecimento.
Sucesso e até logo.
Fonte: https://apicecontabilidade.cnt.br/gestao-do-posto-de-combustivel-tendencias/
O setor de lojas de conveniência prevê crescimento de no mínimo 10% esse ano, mesmo com o cenário…
Informamos que está previsto a alteração de ICMS em 01/01/2016 no estado do Rio…
O objetivo do novo sistema, o SRD-PR - Sistema de Registro de Documentos dos Postos Revendedores é simplificar…
10. Repsol Gas Station
Mais de 200 postos da Repsol possuem esse design na Espanha. As…
Com a correria do dia a dia, os gestores dos postos de combustíveis precisam cada vez mais de novas ferramentas…
A Shell anunciou na segunda-feira (15) que chegou a um acordo para comprar a rival BG por 53 bilhões de dólares.…
Prezado Cliente,
Tendo em vista a uniformidade de mercadorias sujeita aos regimes de substituição…
Não bastasse a queda nas vendas de combustíveis em decorrência da crise econômica que afeta…
Caro Cliente,
Não perca tempo, atualize o número de nosso suporte 24h para todos os seus funcionários…
A Databoff Sistemas estará mais um ano na Expo Conveniências apresentando novidades para o setor. Marque…
O decreto 52.977 publicado em 07/04/2016 torna o mesmo obrigatório para Postos revendedores…
Mais um ano se encerra e a Databoff Sistemas deseja a todos clientes, parceiros e colaboradores, um feliz natal e um…
Caro Cliente,
É com satisfação que viemos por meio deste informar que…
A Databoff está cheia de novidades para o seu posto!
Venha conhecer no nosso stand no 19° Congresso…
Caro cliente,
No dia 02/08 iniciará a versão 4.0 da NF-e e NFC-e.
Para o funcionamento da…
O Databoff App é um aplicativo auxiliar ao gestor do posto de combustível para tomada de decisões…
Venha nos visitar na Expo Conveniências, as melhores empresas para o seu posto e loja de conveniência estarão…
Srs. Clientes,
Conforme previsto em lei e informado anteriormente via e mail, nosso sistema já…
É normal que nós tenhamos que inovar em nossos negócios. Para provar que novos serviços são…
Quem gerencia um posto de combustível sabe que cuidar da loja de conveniência não é uma tarefa…
A administração de um posto de combustível requer habilidades, entre elas, como…
Te faço a seguinte pergunta: Você atende de forma trivial as pessoas que chegam no seu posto ou procura fideliza-las?…
A…
O Termo de Adesão é um formulário padrão, direcionado ao Subsecretário…
O…
…
Os postos de combustível prestam um serviço essencial para as pessoas, oferecendo a elas a oportunidade…
…
As…
Um dos grandes desafios de qualquer revendedor…
Se você trabalha…
Gerir…
Um dos grandes diferenciais das empresas é oferecer uma excelente experiência aos clientes. Com essa premissa,…
Os desafios da gestão de postos de combustíveis são árduos e competitivos. Em geral, esses…
A…
Montar uma…
Crise econômica, concorrência…
Ter uma equipe…
Quando se fala em economia ou rentabilidade, o…
O setor de comercialização de combustíveis está sujeito a pressões diárias…
Você já ouviu falar na metodologia 5S para a gestão dos postos? Se a resposta foi negativa, tente…