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Um dos grandes desafios de qualquer revendedor de postos de combustíveis é aumentar o lucro mensal/anual.
O mercado dos postos de combustíveis sofre muito, principalmente, com a variação dos preços constantes da gasolina e também do etanol.
Além disso, a necessidade de contratar muitos funcionários acaba impactando no preço final do combustível vendido, o que pode ocasionar uma perda para a concorrência.
Aliás, a concorrência é outro elemento que contribui muito para a dificuldade em melhorar a margem de lucro do posto, visto que o grande número de estabelecimentos torna mais acirrado o preço na briga pelo cliente.
Dessa forma, é comum que revendedores e gerentes dos postos procurem novas formas de conseguir aumentar os seus lucros, mas a pergunta é: quais são as melhores maneiras?
Pensando em ajudar você, resolvemos trazer aqui esse artigo comentando sobre algumas dicas de como melhorar a margem de lucro do posto.
Quantidade de frentistas vs. vendas por funcionário
Os custos com os frentistas, principais funcionários de um posto de combustível e que são responsáveis pelo abastecimento dos veículos (entre outras funções), chegam a até 40% do custo operacional de um estabelecimento.
Dessa forma, uma ótima maneira de melhorar a margem de lucro do posto é através de uma ferramenta que visualize e controle a produtividade dos frentistas.
Assim, você poderá ter um controle do número de funcionários e das vendas que cada um deles têm feito.
Caso as vendas médias do posto sejam incompatíveis com o excesso de funcionários, você pode considerar reduzir o número de frentistas.
Entretanto, se a questão é aumentar o número de vendas para fazer crescer os lucros, você pode fazer o uso da ferramenta de controle para alavancar a produtividade dos seus funcionários.
Estipulando metas diárias, diversos postos têm alcançado aumento de vendas e de lucratividade, é importante já que os frentistas sabem o número de vendas que precisam atingir.
Controle do estoque de combustível, óleo para troca e filtro de óleo
Uma segunda forma de melhorar a margem do lucro do posto é através do controle do estoque de combustível e do óleo de motor para troca.
Se você tiver um controle exato, saberá quantos dias durará o estoque atual e poderá evitar ficar sem combustível ou óleo de motor para oferecer ao seu cliente.
Esteja consciente de que esse é um elemento importante para aumentar o lucro do seu posto e não perder clientes para a concorrência por descuido.
É importante também falar sobre o filtro de óleo, que precisa ser trocado sempre que o cliente for trocar o óleo do motor do veículo dele.
Seus funcionários devem lembrar ao consumidor da importância dessa troca conjunta (óleo + filtro) para o correto funcionamento e manutenção do bom estado do carro dele.
Além disso, você deve sempre preferir sempre filtros que podem ser utilizados em vários tipos de carros, pois facilita a venda/saída do produto em comparação a filtros muito específicos que ficam estagnados e não geram lucro.
Escolher fornecedores com menor preço e boa qualidade
Uma última dica para melhorar a margem de lucro do posto é a escolha do fornecedor de combustível com o qual você irá trabalhar.
É sempre essencial, principalmente se você está iniciando no ramo, fazer uma boa pesquisa sobre os fornecedores antes de realizar a compra.
O principal fator a ser levado em conta, obviamente, é a qualidade do combustível oferecido pelo fornecedor em questão, pois um produto ruim irá trazer muitos problemas e prejuízos para o seu estabelecimento.
Depois, é importante você ficar atento ao preço oferecido por aquele fornecedor para o combustível que está vendendo, pois muitos praticam valores acima do mercado.
Pesquise bem para achar um fornecedor que ofereça um produto com qualidade e a um preço mais baixo, pois isso irá aumentar a sua margem de lucro na hora da revenda.
Pedir indicações é uma boa forma de encontrar um bom fornecedor, mas mesmo assim você não deve deixar de pesquisar por si só e fazer os seus próprios testes para saber se a parceria vale a pena.
Como você pôde ver, é muito importante ficar atento a algumas estratégias cruciais para melhorar a margem de lucro do posto de combustível.
Em um período em que a economia não anda bem e a concorrência tem aumentado com o número de estabelecimentos crescendo, ter uma boa gestão pode fazer sua rentabilidade aumentar bastante mensal e anualmente.
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