Metodologia 5S: Como aplicar em Postos de Combustíveis?

Publicado em 27/02/2020

Você já ouviu falar na metodologia 5S para a gestão dos postos? Se a resposta foi negativa, tente responder às seguintes: o seu Posto de Combustíveis, ou posto em que trabalha, é organizado ou é daqueles em que ninguém consegue encontrar absolutamente nada? Você sabe exatamente onde está cada ferramenta na oficina, cada material no depósito ou cada item do escritório?

Se, mais uma vez, a resposta foi negativa, você precisa começar a se preocupar com sua própria organização e também no ambiente do seu posto. Um ambiente desorganizado afeta, diretamente, a produtividade e a saúde da equipe e pode determinar, por exemplo, o sucesso ou fracasso dos seus objetivos. Mas calma, porque hoje vou falar de uma metodologia que vai te ajudar a resolver este problema: é a metodologia 5S, que refere-se à melhoria da organização, disciplina e excelência operacional. Não sabe do que se trata e nem como aplicá-la? 

 

O que é a metodologia 5S

 

Se trata de um sistema de gestão, com etapas distintas. Mas antes é preciso entender como surgiu esse sistema e porque leva esse nome.

Esta metodologia surgiu no Japão, pós Segunda Guerra Mundial, para que pudesse ser aplicada na reestruturação do país, devastado. O objetivo inicial foi alcançado e a consequência disso é que, hoje, o Japão é uma das maiores potências econômicas do mundo.

 

A metodologia 5S para gestão dos postos de combustíveis

 

Por conta do sucesso, a metodologia passou também a ser implementada em empresas que enxergaram os resultados que ela poderia trazer. Porém, no setor de combustíveis, mais especificamente nos postos, é difícil incorporar uma nova metodologia, ferramenta, tecnologia ou qualquer outro tipo de sistema, porque os revendedores encontram diversas dificuldades no dia a dia da gestão. Faltam braço e tempo.

Além disso, sempre que damos dicas para facilitar a gestão do posto, diversos revendedores falam que falta uma maior orientação de como implementar e como garantir que isso tudo seja incorporado à cultura do negócio. Este é um dos motivos de termos criado este canal aos revendedores e profissionais que trabalham com postos. Queremos ajudá-los a alcançar os resultados traçados. Por isso, agora você vai entender o que significa cada um dos “5S” além dos 7 passos para implementar a metodologia em seu posto.

 

O que significa cada S da metodologia 5S

 

Essa metodologia, como o próprio nome sugere, é dividida em 5 princípios, ou, como preferir (SILVA 1994), 5 sensos que são a base para aplicar um sistema de gestão da qualidade. São eles:

 

Seiri (senso de utilização)

Consiste em selecionar e eliminar o que é desnecessário do local de trabalho. Refere-se ao remanejamento dos recursos que não são úteis. Em sentido amplo, estende-se à eliminação de tarefas desnecessárias, correta utilização de equipamentos, excesso de burocracia e desperdícios de recursos em geral.

 

Seiton (senso de organização)

Definir os locais apropriados para estocar, guardar ou dispor os materiais, ferramentas, equipamentos e utensílios. Este senso melhora a comunicação visual para que auxilie no acesso rápido, além de facilitar o fluxo das pessoas.

 

Seisou (senso de limpeza)

Eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter o ambiente limpo. Não se trata apenas do ato de limpar, mas, principalmente, do ato de não sujar, onde cada pessoa deve cuidar da sua própria área de trabalho e manter o ambiente agradável.

 

Seiketsu (senso de padronização e saúde)

Resume-se em quesitos como higiene, saúde e integridade. Desenvolve condições favoráveis à saúde física e mental dos colaboradores, além de garantir que os outros sensos sejam colocados em prática no dia a dia e normatizados.

 

Shitsuke (autodisciplina)

Consiste na disciplina e compromisso dos colaboradores com o novo padrão estabelecido. É importante investir em treinamentos e feedbacks para que a metodologia seja aplicada e incorporada à cultura da empresa.

 

7 Passos para aplicar a metodologia 5S em seu Posto

 

Como você pôde perceber, os próprios sensos já seguem uma ideia de implementação da metodologia através de uma sequência lógica. E para te ajudar a colocá-la em prática, trouxe um passo a passo, que consiste em 7 etapas. Vamos à eles.

 

Passo 1 – Planejamento

Planeje todas as etapas e o mais importante: envolva seus funcionários no projeto. Isso inclui, por exemplo, determinar a liderança. Quem será o responsável pela aplicação da metodologia e do acompanhamento, da cobrança? Reúna os setores, explique e mostre exemplos de sucesso de empresas que aplicaram. Mostre o antes e depois.

 

Passo 2 – Seleção e descarte

Tudo aquilo que não for mais usado deve ser direcionado a outro setor que precise do item, doado ou ainda descartado de maneira correta, preservando sempre pela reciclagem. Nesse passo é válido fotografar todos os ambientes para que você e sua equipe acompanhem a evolução do projeto.

 

Passo 3 – Defina os locais

A palavra “seiton” significa ordem. Neste passo, você e sua equipe deverão definir os locais para cada coisa. Organize prateleiras, gavetas, armários, ferramentas, utilize caixas, suportes, estantes etc. Ao envolver a equipe no projeto, você deve deixar claro que cada um deverá cuidar da sua unidade. Dê liberdade aos colaboradores para que escolham os melhores locais para guardar cada item. Afinal, são eles que trabalharão no dia a dia. Isso contribui, por exemplo, para a ergonomia adequada do local de trabalho.

 

Passo 4 – Identificação e sinalização

Coloque etiqueta, placa, aviso e adesivo em tudo. Tudo que vai, deve voltar. Isso garante que o espaço fique visualmente adequado para que qualquer pessoa que irá trabalhar saiba exatamente onde está cada item. Isso é fundamental para que você elimine o desperdício de tempo dos seus colaboradores e impacta diretamente na produtividade de todos. Além de sinalizar, o objetivo é também orientar. Por exemplo, você pode colocar avisos nos cômodos como: apague a luz, dê descarga, mantenha o local organizado e por aí vai. A criatividade nessa etapa conta muito. Então, mais uma vez, envolva os colaboradores.

 

Passo 5 –  Limpeza constante

Eu sempre falo que, manter um ambiente sempre limpo e organizado é mais fácil que determinar um dia ou dois, por exemplo, para isso.Conforme a sujeira e a bagunça vão se acumulando, mais difícil será para você tirar um dia na semana ou no mês para que a arrumação seja executada. Se você mantém o local organizado, automaticamente, em pouco tempo, criará o hábito de deixá-lo sempre assim.

 

Passo 6 – Auditoria

Com o sistema rodando, é hora de começar a realizar as auditorias para garantir que ele continue funcionando. Aqui, você terá uma ótima oportunidade para executar o exercício da liderança. O líder sabe o que deseja e todos os colaboradores daquele setor também. Uma dica aqui é que o líder reúna o grupo daquele posto de trabalho para que façam a auditoria juntos. Crie uma lista para cada setor com os itens mais importantes que devem ser auditados. Ou seja, coloque na lista os procedimentos que todos devem estar atentos, como manter uma luz apagada, uma porta fechada, uma ferramenta que deve estar sempre na caixa e assim em diante.

Para te ajudar, preparamos um exemplo de lista para você aplicar na sua auditoria. Clique no banner abaixo para acessá-la.

 

Passo 7 – Divulgação e continuidade

Divulgue os resultados da auditoria, faça um quadro para desenvolver uma competição saudável entre os setores e continue executando-as em um período determinado. Além disso, apresente as fotos de antes e depois. Tenho certeza que seus colaboradores ficarão impressionados com o resultado. Mas só isso não basta. Dê o exemplo. Cobre e continue trabalhando duro para que a metodologia seja incorporada à cultura do seu Posto. Você só tem a ganhar.

Ao implementar o Programa 5S, faça uma breve reunião semanal para abordar os conceitos e efetivar sua realização. Na primeira semana, por exemplo, explique o programa e peça ideias aos funcionários. Essas ideias devem ser compiladas em um plano de ação e acompanhadas por meio de um cronograma e atas que vão fazer parte de toda a documentação do seu projeto. Assim, você estabelece que a metodologia seja sempre colocada em prática e contribui para a gestão de conhecimento do seu Posto.

Aqui faço uma ressalva, porque na verdade existe ainda um passo zero: sair da inércia, se mexer e ir atrás de mais conteúdos para que entenda se essa metodologia vai mesmo fazer sentido para o seu Posto e se está disposto a aplicá-la. Senão você vai perder o seu tempo e o tempo dos outros colaboradores.

 

Fonte: https://blog.clubpetro.com/metodologia-5s-para-gestao-dos-postos/

Site novo no ar!

Databoff apresenta novo site!

Veja mais

Lojas de conveniência apostam em conectividade e aumento da oferta de serviços

O setor de lojas de conveniência prevê crescimento de no mínimo 10% esse ano, mesmo com o cenário…

Veja mais

Fique ligado!

Informamos que está previsto a alteração de ICMS em 01/01/2016 no estado do Rio…

Veja mais

ANP implementa sistema de registro de documentos pela internet para postos revendedores de combustíveis automotivos

O objetivo do novo sistema, o SRD-PR - Sistema de Registro de Documentos dos Postos Revendedores é simplificar…

Veja mais

Conheça os 10 postos mais diferentes do mundo!

10. Repsol Gas Station

 Mais de 200 postos da Repsol possuem esse design na Espanha. As…

Veja mais

Nova ferramenta

Com a correria do dia a dia, os gestores dos postos de combustíveis precisam cada vez mais de novas ferramentas…

Veja mais

Shell compra a BG por US$ 53 bi.

A Shell anunciou na segunda-feira (15) que chegou a um acordo para comprar a rival BG por 53 bilhões de dólares.…

Veja mais

CEST prorrogado para 01/10/2016

Prezado Cliente,

 

Tendo em vista a uniformidade de mercadorias sujeita aos regimes de substituição…

Veja mais

Você sabe quais taxas paga com transação de cartões?

Não bastasse a queda nas vendas de combustíveis em decorrência da crise econômica que afeta…

Veja mais

Atualize o número do plantão

Caro Cliente, 

Não perca tempo, atualize o número de nosso suporte 24h para todos os seus funcionários…

Veja mais

Expo Conveniências

A Databoff Sistemas estará mais um ano na Expo Conveniências apresentando novidades para o setor. Marque…

Veja mais

Últimos dias para Postos revendedores se adequar a NFC-e no RS.

O decreto 52.977 publicado em 07/04/2016 torna o mesmo obrigatório para Postos revendedores…

Veja mais

A Databoff Deseja a todos BOAS FESTAS!

Mais um ano se encerra e a Databoff Sistemas deseja a todos clientes, parceiros e colaboradores, um feliz natal e um…

Veja mais

Databoff e SindiPetro, um novo ano de parceria

Caro Cliente,

     É com satisfação que viemos por meio deste informar que…

Veja mais

Novos horários de atendimento do suporte a partir de 07/08

Agora você, Cliente, tem 4 horas a mais de atendimento no escritório. A partir de segunda-feira dia 07/08 o horário de…
Veja mais

Venha conhecer no nosso stand no 19° Congresso Nacional e Latino-americano de Revendedores de Combustíveis

A Databoff está cheia de novidades para o seu posto!

Venha conhecer no nosso stand no 19° Congresso…

Veja mais

Boas festas!

Veja mais

NF-e e NFC-e 4.0

Caro cliente,

No dia 02/08 iniciará a versão 4.0 da NF-e e NFC-e.

Para o funcionamento da…

Veja mais

Databoff app

O Databoff App é um aplicativo auxiliar ao gestor do posto de combustível para tomada de decisões…

Veja mais

Expo Conveniências 2018

Venha nos visitar na Expo Conveniências, as melhores empresas para o seu posto e loja de conveniência estarão…

Veja mais

Apuração ICMS ST

Srs. Clientes,

 

Conforme previsto em lei e informado anteriormente via e mail, nosso sistema já…

Veja mais

Postos de combustíveis e serviços: Uma tendência que chegou para ficar

É normal que nós tenhamos que inovar em nossos negócios. Para provar que novos serviços são…

Veja mais

8 Dicas para inovar em Posto de Combustíveis

A gestão do posto de combustível exige que, como empresário, você desenvolva…

Veja mais

Dicas para Gestão de estoque em loja de conveniências

Quem gerencia um posto de combustível sabe que cuidar da loja de conveniência não é uma tarefa…

Veja mais

Como administrar um posto de combustível com sucesso

 

A administração de um posto de combustível requer habilidades, entre elas, como…

Veja mais

Como ter um atendimento de qualidade em postos de combustível

Te faço a seguinte pergunta: Você atende de forma trivial as pessoas que chegam no seu posto ou procura fideliza-las?…

Veja mais

Dicas para uma boa gestão de postos de combustíveis

Gestão de postos de combustíveis: o que você precisa saber

 

A…

Veja mais

Termo de Adesão ROT ST Combustíveis Descrição do Serviço

        O Termo de Adesão é um formulário padrão, direcionado ao Subsecretário…

Veja mais

Frentista: conheça a legislação para respeitar e valorizar a atividade

Direitos do Frentista: Você conhece todos eles?

 

       O…

Veja mais

Descubra a melhor forma de elaborar uma promoção

Promoção para postos de combustíveis: saiba como elaborar!

 

Veja mais

A importância da gestão ambiental em postos de combustível

Os postos de combustível prestam um serviço essencial para as pessoas, oferecendo a elas a oportunidade…

Veja mais

Estratégias de marketing para posto

Veja 5 melhores estratégias de marketing para posto de combustível

 

Veja mais

Como abrir o seu próprio Posto de Combustíveis

Quer montar um posto de gasolina e não sabe por onde começar?

 

As…

Veja mais

Dicas para abrir a sua própria Loja de Conveniência

Como abrir uma loja de conveniência?

6 passos que você deve seguir

Veja mais

Como aumentar o lucro mantendo a competitividade?

Como aumentar o lucro do posto?

 

Um dos grandes desafios de qualquer revendedor…

Veja mais

PREÇO DA GASOLINA: o que interfere?

O que interfere no preço da gasolina? Saiba agora!

 

Se você trabalha…

Veja mais

Conheça as vantagens de automatizar seu posto

Confira agora 4 vantagens de automatizar seu posto de combustível

 

Gerir…

Veja mais

Oficina mecânica em posto de combustível é um bom negócio?

Um dos grandes diferenciais das empresas é oferecer uma excelente experiência aos clientes. Com essa premissa,…

Veja mais

Quais os desafios da gestão de postos de combustíveis?

Os desafios da gestão de postos de combustíveis são árduos e competitivos. Em geral, esses…

Veja mais

Qual a importância da gestão da equipe para os postos?

Qual a importância do gerenciamento de funcionários? Veja 5 dicas de como fazer

A…

Veja mais

Loja de Conveniência: O que não pode faltar?

Loja de conveniência: 8 produtos que não podem faltar

 

Montar uma…

Veja mais

Redução de Custos em Postos: Dicas valiosas!

7 dicas para reduzir custos em Postos de Combustíveis

 

Crise econômica, concorrência…

Veja mais

Engajar a equipe para aumentar as vendas!

Saiba como engajar sua equipe e aumentar as vendas em seu Posto

 

Ter uma equipe…

Veja mais

Loja de Conveniências: Margem e compra, segredo para o sucesso.

Margem e compra em loja de conveniência

 

Quando se fala em economia ou rentabilidade, o…

Veja mais

Como fazer um inventário em Posto de Combustíveis?

O setor de comercialização de combustíveis está sujeito a pressões diárias…

Veja mais